Cinc Sentids.

Dia das Crianças na AMICO.
dezembro 28, 2012
Criança Feliz.
dezembro 29, 2012

Cinc Sentids.

Além de ser mãe da linda Valentina, que ilustrou sua festa de 15 anos na Revista Versailles número 03, Uianê é nossa convidada especial desta edição comemorativa para retratar sua visão sobre o universo festeiro.
Uianê é medica formada na UFRN com residência medica em ginecologia e obstetrícia também pela UFRN, com título de especialista em ultrassom e mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Hoje, responsável pelo setor de Mamografia da Maternidade Escola Januário Cicco e Centro de saúde Prof Leide Morais. Trabalha no setor de Imagem da Liga contra o Câncer, Hospital Promater e Clinica de Oncologia e Mastologia.

Ilustração: François Schaal

_______________________________________________________________________________________________

O ser humano gosta de conviver. Adora estar em coletividade. Nada mais prazeroso do que encontrar os amigos em uma festa. Festa pra comemorar, festejar, alegrar, brindar. Podem ser de inúmeros estilos e tamanhos. Abertas ou íntimas.
Analisando o tema, percebi que é lá, na Festa, onde se encontram mais aguçados os nossos cinco sentidos. Assim, passarei a descrever as múltiplas sensações com base naqueles sentidos:

1 – Audição – em uma boa Festa teremos sempre um bom som. Discreto, harmonioso, elegante, a depender do tema. Ou mesmo uma balada, com DJ, uma banda, uma orquestra. Sem falar nas conversas que colocamos em dia, o papo agradável sobre os mais variados temas, os comentários elogiosos que fazemos ou recebemos.

 

 

2 – Visão – na Festa, nossos olhos conseguem ver o ambiente, suas cores e tons, sua decoração, as flores, as comidas, o bolo, as fotos e, por fim, todas aquelas pessoas amigas que ali estão. Os mais próximos ou pessoas que não vemos há algum tempo. A grande família, ou até pessoas desconhecidas que serão apresentadas e ali se iniciará uma nova amizade.

 

 

3 – Olfato – o perfume pode ser um charme da Festa. Quase sempre começamos a apreciar um bom vinho pelo seu aroma. Ou muitas vezes nos lembramos de uma determinada festa somente pelo cheiro de um lírio da decoração, de um perfumado lavabo, de uma comidinha que saboreamos ou de um perfume que usamos ou de alguém próximo a nós.

 

 

4 – Tato – ele permite a todos na festa sentir a importância de abraçar, de beijar. Permite sentir o carinho e o afago das pessoas com as quais convivemos. Isso nunca esqueceremos.

 

 

5- Paladar – este sentido é muito característico e presente nas festas. O maravilhoso e inesquecível sabor daquela “entradinha”, do prato principal, da sobremesa, de um bom whisky, do bolo recheado ou até de um docinho especial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
× Fale no WhatsApp